WebMail – Renovar Senha

 

Importante: A palavra-passe (Password) de acesso é pessoal e intransmissível. Não a ceda ou divulgue a terceiros.

 

As Passwords escolhidas devem, não só, conter alguma complexidade, mas também devem de ser alteradas periodicamente. Desta forma, se ocorrer algum acesso não autorizado por um desconhecido, este será temporalmente limitado, reduzindo a possibilidade de interferências indevidas.

 

Escolha Passwords difíceis de identificar à medida que as digita. Não use caracteres repetidos nem deixe as Passwords escritas em locais visíveis (junto ao computador, monitor ou teclado). Não menos importante é não armazenar Backups de palavras-passe no seu computador pessoal, especialmente em ficheiros que não estão protegidos com uma Password. Sugerimos que, por questões de segurança, opte por não armazenar Passwords no(s) Browser(s) (Internet Explorer, Safari, Google Chrome, ou outro).

 

Sobre a criação de Passwords seguras, Verifique estes conselhos para criar uma Password segura, e/ou assista a este vídeo.

 

Sugerimos a leitura sobre a lei da proteção de dados na UP.

 


Ao alterar esta palavra-passe (Password) irá afetar os seguintes serviços:

 

  • Acesso à página do Webmail da FADEUP –> esta alteração tem efeito imediato;
  • Caso tenha configurada a conta de e-mail, num gestor de e-mails (por exemplo: Microsoft Outlook), poderá ser necessário redefinir a palavra-passe nesse programa –> esta alteração tem efeito imediato;
  • Início de sessão nos computadores, com o sistema operativo Windows, que pertençam ao Domínio da FADEUP –> esta alteração tem efeito imediato;
  • Serviço de impressão da FADEUP –> esta alteração tem efeito imediato;

 


Para poder renovar as suas credenciais, deverá selecionar o seu perfil, dentro das seguintes opções:

 

  • Se o seu endereço de e-mail institucional é no formato upxxxxxx@edu.fade.up.pt confira aqui as instruções de renovação das suas credenciais

 

  • Se o seu endereço de e-mail institucional é no formato xxxxxx@fade.up.pt confira aqui as instruções de renovação das suas credenciais

 


Se o seu endereço de e-mail institucional é no formato upxxxxxx@edu.fade.up.pt, passou a ter apenas uma Password de acesso às plataformas SIGARRA, Webmail, Microsoft Office 365, Moodle, etc. podendo renovar a mesma num ato único, desde que tenha previamente associado ao seu perfil do SIGARRA, um endereço de e-mail pessoal ao qual tenha acesso, e tenha validado o mesmo. Caso não tenha, ainda, registado e validado um endereço de e-mail pessoal, no seu perfil do SIGARRA, mas consegue autenticar-se no SIGARRA, poderá consultar as instruções aqui.

 

Para renovar as suas credenciais, deverá:

 

  • Preencha o campo “Número Mecanográfico ou Utilizador”, com o seu Login (exemplo: up123456789)
  • Preencha o campo “Endereço de E-mail”, com o seu endereço de e-mail pessoal (também denominado por endereço de e-mail alternativo), que registou e validou no seu perfil do SIGARRA. Caso não tenha, ainda, registado e validado um endereço de e-mail pessoal, no seu perfil do SIGARRA, o sistema não irá funcionar! (caso seja o seu caso, por favor visite esta página)
  • Coloque o visto na janela “Não sou um robô”
  • Clique em “Continuar”
  • Irá receber uma indicação de que foram enviadas, para o endereço de e-mail que introduziu (desde que tenha perviamente registado e validado um endereço de e-mail pessoal, no seu perfil do SIGARRA), as instruções de recuperação das suas credenciais:

 

  • Aceda ao seu endereço de e-mail que introduziu no processo de recuperação das credenciais, e siga as instruções do e-mail que recebeu da U.Porto, e deverá ser reencaminhado(a) para uma nova página Web, onde poderá definir uma nova Password (desde que cumpra os requisitos apresentados):

 

  • Irá receber uma indicação de que as suas credenciais foram renovadas (também receberá esta confirmação no seu email institucional):

  • Poderá aceder ao Webmail (https://webmail.edu.up.pt), utilizando as suas credenciais.

Se o seu endereço de e-mail institucional é no formato xxxxxx@fade.up.pt, mas não consegue autenticar-se no Webmail da FADEUP (https://webmail.fade.up.pt), por favor contacte o Helpdesk da FADEUP.

 


Se o seu endereço de e-mail institucional é no formato xxxxxx@fade.up.pt, e consegue autenticar-se no Webmail da FADEUP (https://webmail.fade.up.pt), para alterar a sua palavra-passe por favor siga os passos abaixo:

 

  • No campo “Nome do utilizador“, deverá preencher com o seu endereço de e-mail institucional (ex: 123456789@fade.up.pt)
  • No campo “Palavra-passe“, deverá preencher com a sua Password de acesso ao e-mail institucional 
  • Clique em “Opções” e em seguida “Alterar Palavra-passe“:

  • No campo “Palavra-passe actual“, deverá digitar a sua Password com que fez Login na plataforma do Webmail da FADEUP e em seguida, no campo “Nova palavra-passe, deverá digitar a sua nova Password que pretende que seja definida no seu acesso ao Webmail da FADEUP e, por último, no campo “Confirmar a nova palavra-passe, deverá digitar novamente a mesma Password digitada anteriormente:

  • Por último, deverá clicar em “Guardar

 

O Processo de renovação da Password de acesso ao Webmail da FADEUP está concluído. Após esta alteração já poderá utilizar a nova Password, sendo que a Password anterior perde efeito em todos os serviços acima referidos, pelo que poderá iniciar sessão no Webmail da FADEUP com as suas novas credenciais. Sugerimos que, por questões de segurança, opte por não memorizar as suas credenciais no Browser.