Acesso VPN à FADEUP

 

Todos os membros da FADEUP , desde que tenha um vínculo com a FADEUP (validado pelo registo no SIGARRA), podem realizar uma ligação segura à rede da FADEUP, a partir de casa ou de outro local com acesso à Internet, através do serviço de VPN (Virtual Private Network).

 

“Quando trabalha fora do escritório, deve ter especial cuidado com as redes de Internet às quais se liga e com que informação trabalha. Nestes casos, utilize sempre uma rede privada virtual (VPN). Esta garante-lhe a proteção dos seus dados, através da sua encriptação, o que impede os hackers (atacantes) de observar o que está a fazer e a escrever no seu equipamento electrónico, quando se liga à Internet em locais públicos.” (vídeo).

 

Após efectivar esta ligação segura, poderá aceder aos vários recursos informáticos que tem à sua disposição na Faculdade, tal como as impressoras gerais, às diferentes publicações on-line assinadas pela Faculdade de Desporto,  e à sua área pessoal no servidor de ficheiros (este último recurso não está disponível para estudantes).

 

Através da ligação VPN, a transmissão de dados é sempre realizada de modo encriptado, oferecendo um elevado grau de segurança.

 

Importante: não deverá utilizar este recurso quando o seu equipamento estiver conectado à rede sem fios eduroam (com credenciais @fade).

 

Esta ligação não tem limite de tempo e/ou utilização. Contudo, recomendamos que assim que termine o acesso ao(s) recurso(s) pretendido(s) desligue a ligação VPN. Poderá existir um hiato temporal de cerca de 20 minutos entre a altura em que desliga a VPN, e o momento em que pretende voltar a ligar.

Nota Importante: Para poder efectivar esta ligação deverá utilizar as mesmas credenciais que utiliza para aceder ao SIGARRA da FADEUP, no formato login@fade.up.pt. Caso necessite de alterar essas credenciais, poderá ver consultar esta página.