Software UP

Encontra-se disponível diverso Software, através do Website da UP, para estudantes, docentes e investigadores. Entre o software disponível encontram-se todas as versões do sistema operativo Microsoft Windows e dezenas de aplicações.

A Universidade do Porto faculta o acesso a diverso Software, com base em três secções:

Software Licenciado ( com “condições vantajosas para a utilização de software por parte da comunidade académica da Universidade do Porto” );

Software Livre ( Software “que se afigure alternativo ou complementar ao software proprietário e comercial em uso na u.porto” );

Software as a Service ( “Nesta secção apresentam-se apontadores para produtos e sites mantidos pela Universidade Digital relacionados com este assunto” );

Para aceder ao Software da UP, será necessário autenticação federada ( AAI ). Importante: NÃO AVANCE com o Download se estiver a usar uma rede ou um computador público, como em cybercafés.

Caso necessite de recuperar as suas credenciais de acesso ao SIGARRA, poderá consultar essa página.

Nota importante de segurança: A autenticação federada não permite que se “desligue” (logout) dos sistemas da forma habitual.

Para garantir que termina a sessão autenticada, em qualquer serviço federado, terá de fechar o browser. Assim, não deve utilizar a autenticação federada em ambientes públicos onde o encerramento do browser está inibido, nomeadamente em quiosques Web.

O Login deverá ter o seguinte formato:

Utilizador: login do SIGARRA seguido de @fade.up.pt (ex.: 12345678@fade.up.pt);

Palavra-passe (Senha): a mesma Palavra-passe (Senha) de acesso ao SIGARRA da FADEUP;

Está igualmente disponível o software ChemBioOffice, nas mesmas condições. Para realizar a sua instalação, por favor siga as instruções no site TIC da UP:

Como instalar o ChemBioOffice